Muqui em Foco | A notícia na hora certa!: A História do Jornalista – João Bicalho Cúrcio
Publicado: quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Postado por marcio

A História do Jornalista – João Bicalho Cúrcio

Foto: reprodução Jornal de Muqui
A história do Saudoso Jornalista de Muqui João Bicalho Cúrcio, ganhou destaque na última Sessão da Câmara Municipal de Muqui, que aconteceu no último dia 18. Uma história de dedicação, garra e profissionalismo da nossa terra.

Em admiração a este grande jornalista, o Site Muqui em Foco, estará reproduzindo abaixo a história do jornalista publicada no Jornal de Muqui, edição de Julho de 2013.




Aos 20 de julho de 1945, nascia na cidade de Muqui, sul do Espírito Santo, no lar do casal Capitão Orlando Cúrcio e Maria Bicalho Cúrcio, um menino que na pia batismal receberia o nome de João Bicalho Cúrcio.
Sua mãe era do clã munisfreirense, das famílias Vieira Machado e Bicalho, fazendeiros abastados, grandes produtores de café da região. Seu pai, Orlando Cúrcio, foi comerciante em alumínios e variedades com mais de 40 anos de profissão. O casal teve apenas esse filho que por destino nasceu com lesões que quase levaram mãe e filho à morte.
João Bicalho registra o quanto é grato aos médicos que lutaram pela sua sobrevivência: Dr. Mileto Rizzo e Dr. João Evangelista Lobato.
O casal resolve morar em Castelo e permaneceram lá por 4 anos. O Capitão Orlando estava tratando de sua aposentadoria, junto ao INSS, quando na rodoviária teve um mal súbito e faleceu.
No ano de 1963, no sepultamento de Dr. Otto Vieira Machado o então deputado federal Dr. Dirceu Cardoso, convida João Bicalho para ser correspondente em Castelo de seu jornal “O Município”, que durou 3 anos.
Voltando com sua mãe para Muqui, em fevereiro de 1967, João Bicalho continuara no jornal, porém na coluna esportiva e permanece por 12 anos.
Nessa época de sonhos e realizações, ele fundou a ASFUSAM (Associação de Futebol de Salão Muquiense), juntamente com outros desportistas e amigos, que foram: Wilmar Silva, Moacir Haddad Pinto, Petrôneo Ribeiro, Rômulo Silva, Professor Adilson Maria e Edmar Nunes Azevedo, promovendo campeonatos de futebol de 1967 a 1973. Nessa época João Bicalho Organiza o primeiro Campeonato de Futebol de Campo.  Participaram os times: Desengano, Prefeitura Municipal de Muqui e Bem Amado.
Voltando as lides jornalística, em 1977 circula o primeiro do JORNAL DE MUQUI, que tem como diretor o Dr. Carlos Roberto Bicalho Nemer e como redator João Bicalho Cúrcio. A gráfica funcionava em Jerônimo Monteiro e era filial do Adjure-ES.
Por seis meses consecutivos foi Diretor Presidente do Conselho Fiscal, freqüentando reuniões por todo estado. Participou de vários Congressos Jornalísticos Estaduais e Nacionais. Afaste-se por motivos imperiosos, quer voltar para as AFUSAM, em Muqui.
Em março de 1998, juntamente com Dr. José Eugênio Vieira, funda um jornal em Afonso Claudio com apoio do então Methódio Rocha. O jornal foi denominado JORNAL DE AFONSO CLAUDIO.
Com tanto dinamismo e muita força de vontade, João Bicalho tem sido considerado um dos melhores jornalistas do interior do Espírito Santo. Tem livre acesso a todos os órgão públicos e agencias de publicidade.
Muita alegria foi dada a João Bicalho quando a quadra de futebol de são de Muqui, totalmente restaurada recebeu o nome de seu saudoso pai Capitão Orlando Cúrcio. Ele é o atual presidente da (Associação dos Jornais do Interior do Espírito Santo), ADJORI-ES. Por tanta coisa, que fez, faz e fará é que dizemos:
- João Bicalho Cúrcio é patrimônio de nossa Muqui e, finalmente como gosta de dizer “O REPORTER QUE DEU A VOLTA AO MUNDO NUMA MONARETA”.

Links da notícia: goo.gl, mcaf.ee, cli.gs

    Mais lidas da semana