Muqui em Foco | A notícia na hora certa!: Muqui será beneficiada no programa "Caminhos do Campo"
Publicado: terça-feira, 8 de outubro de 2013
Postado por marcio

Muqui será beneficiada no programa "Caminhos do Campo"

Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES
O Governo do Espírito Santo iniciou nesta terça-feira (08) os procedimentos necessários para contratar empresas especializadas para pavimentar 17 trechos de estradas rurais e elaborar 31 projetos para futuras pavimentações. Os trabalhos serão realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do programa ‘Caminhos do Campo’.

Os municípios, e localidades, que serão beneficiados foram divulgados em um encontro que reuniu cerca de dois mil participantes no Parque de Exposições de Carapina, na Serra, com destaque para a presença de 43 prefeitos, 17 vice-prefeitos, dois deputados federais, 16 deputados estaduais, secretários de Estado, dirigentes de instituições públicas, vereadores, gestores municipais, lideranças regionais e diversas autoridades.

"Estamos tornando realidade aquilo que planejamos, com um modelo de gestão equilibrado, uma equipe dedicada e comprometida, e com excelentes parceiros que encontramos nos prefeitos municipais, em uma Assembleia atuante e numa bancada federal comprometida. E não é possível fazer tudo de uma vez, mas nunca foi feito tanto no Espírito Santo. Nosso investimento é histórico e seguiremos fazendo este trabalho diferenciado, fazendo chegar ao interior e às comunidades mais distantes os programas, obras e projetos do Governo", afirmou o governador Renato Casagrande.

Muqui é um dos municípios contemplados pelo programa, a localidade do município que receberá o benefício será a comunidade de São Luiz

‘Caminhos do Campo’

Somente nos últimos três anos, dentro do ‘Caminhos do Campo’, foram pavimentados 133 km de estradas rurais em 18 municípios capixabas. Atualmente estão em andamento obras para a pavimentação de mais 164,5 km de estradas rurais em 16 municípios. Os recursos aplicados nestes investimentos ultrapassam R$ 147 milhões.

Ao todo, desde o início do programa, em 2004, foram 105 trechos de estradas pavimentadas em 52 municípios capixabas, totalizando 746 km, com investimentos na ordem de R$ 251.7 milhões.

Estado com vocação agropecuária, em 80% dos municípios do Espírito Santo o setor é a principal motor da economia. Pavimentadas, as estradas rurais facilitam o escoamento da produção agrícola, reduzindo custos e as perdas, principalmente em produtos perecíveis. Outro benefício é registrado ainda com a geração de novos negócios e o fortalecimento de agroturismo, setor que gera milhares de empregos diretos e uma renda adicional para os produtores rurais, principalmente os de base familiar.

Outros municípios contemplados

Afonso Cláudio, Águia Branca, Alfredo Chaves, Apiacá, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição da Barra, Castelo, Colatina, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Iúna, Jaguaré, Jeronimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pedro Canário, Piúma, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Links da notícia: goo.gl, mcaf.ee, cli.gs

    Mais lidas da semana