Publicado: sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Postado por marcio
Campanha Mundial da luta contra a hanseníase em Muqui
A Coordenadora de Vigilância em Saúde, Shuany dos Santos, promove uma conscientização a população muquiense contra a hanseníase.
No dia 27 de janeiro, é comemorado o dia mundial de luta contra a hanseníase.
A pessoa suspeita ser portadora da hanseníase, e conter uma mancha de qualquer cor, em qualquer parte do corpo e essa mancha apresentar uma diminuição da sensibilidade, procure imediatamente o Serviço de Saúde, localizado à Rua Mateus Paiva, 110, Santo Agostinho, Unidade Sanitária de Muqui (Hospital Infantil), para que seja diagnosticado.
Shuany dos Santos, acrescentou que o paciente que não for submetido ao tratamento adequado logo que a doença começar a se manifestar, pode haver comprometimento nos movimentos de pés, e mãos, dificuldades de fecharem os olhos e paralisia do nervo facial.
É Importante o apoio da família, das escolas, das comunidades, para que seja identificados os casos de hanseníase em nosso município.
A hanseníase é uma doença infecciosa ocasionada pelo bacilo de Hansen. A transmissão ocorre a partir do contato direto com pacientes sem tratamento, que eliminam os bacilos por meio de secreções nasais e gotículas da fala, assim como pela tosse e por espirros. No caso dos doentes que recebem tratamento, com medicamentos via oral, não há risco de transmissão.
O Objetivo da campanha, é alertar e sensibilizar a população do nosso município, sobre a identificação precoce nos casos de doenças, sendo possível a diminuição do preconceito e da eliminação da doença.
Ressaltando ainda, que o tratamento é totalmente gratuito.
Links da notícia:
goo.gl,
mcaf.ee,
cli.gs