Muqui em Foco | A notícia na hora certa!: Governo do ES realiza audiência pública na microrregião Central Sul
Publicado: quarta-feira, 15 de maio de 2013
Postado por marcio

Governo do ES realiza audiência pública na microrregião Central Sul


Dando sequência ao ciclo de discussões para o orçamento de 2014, o Governo do Espírito Santo realizou na tarde desta quinta-feira (18) uma audiência pública em Cachoeiro de Itapemirim, cidade sede da microrregião Central Sul. Representantes das cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Apiacá, Atilio Vivácqua, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta levaram sugestões de melhorias para o encontro. 
A audiência pública foi realizada por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e contou com a participação do governador Renato Casagrande, que prestou contas das ações do Governo em 2012, do que está sendo feito neste ano e ouviu sugestões para 2014.
 
Na abertura do evento, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Robson Leite, explicou a metodologia da audiência e reforçou a visão e os focos prioritários do governo. “Dois focos prioritários permeiam nosso trabalho, que é o atendimento aos segmentos mais vulneráveis e o desenvolvimento regionalmente equilibrado. Queremos um Estado com oportunidades para todos. Por isso a importância da participação popular nesse momento que o governo começa a discutir o orçamento do próximo ano”, disse.
 
O governador Renato Casagrande destacou a importância de realizar esse ciclo de audiências públicas pelo Estado. “Hoje realizamos em Cachoeiro a quinta audiência de um ciclo de dez. A ideia é que com a audiência, o Governo fique ainda mais próximo da sociedade. Aproveitamos esse momento para prestar contas do que fizemos ano passado, o que estamos fazendo esse ano, e dando o primeiro passo para discutir a proposta orçamentária para 2014. Mais do que apontar melhorias para seu município, queremos que a população faça o exercício de pensar a sua microrregião. Não é possível construir um hospital em cada cidade, mas é possível que o governo construa um que atenda toda a microrregião, por exemplo. E hoje vocês estão com essa tarefa. Apontem para a gente o que é prioritário para a microrregião”, disse.
 
Após a solenidade de abertura, seis grupos foram formados para a discussão dos temas: Inovação, Desenvolvimento e Melhoria da Gestão Pública; Infraestrutura Urbana e Integração Logística; Prevenção e Redução da Criminalidade; Agricultura e Meio Ambiente; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; e Saúde e Proteção Social. Cada grupo contou com um secretário de Estado como coordenador. 
Morador de Mimoso do Sul, Lindson Fernandes, organizou uma caravana para participar da audiência. “É a primeira vez que participo. Achei importantíssimo estar aqui e mobilizar mais pessoas da minha cidade. São os populares que melhor podem dizer o que a região mais precisa”, disse.
 
O produtor rural Arnaldo Permanhane, morador do distrito de Pacotuba, estava empolgado com a sua participação no grupo que discutiu agricultura e meio ambiente. “Participo pela segunda vez. É um momento que temos a oportunidade de falar e defender o que a nossa região precisa. Pedi melhorias para a comunidade do Jacu por meio do programa Caminhos do Campo”, disse.
 
Orçamento
 
Com o resultado das audiências públicas será elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gastos (despesas) num determinado exercício financeiro.
 
As audiências serão realizadas ainda nos municípios de Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Aracruz, Marataízes e Vitória, e envolverão todos os 78 municípios capixabas.
 
Interatividade
 
Além das audiências presenciais, o Governo do Estado lançou o site www.orcamento2014.es.gov.br para permitir que a população sugira propostas para melhorias da sua região. Os interessados podem enviar novas sugestões ou opinar sobre alguma que já tenha sido postada no site.

Links da notícia: goo.gl, mcaf.ee, cli.gs

    Mais lidas da semana