Publicado: quarta-feira, 15 de maio de 2013
Postado por marcio
Governo do ES realiza audiência pública na microrregião Central Sul
A audiência pública foi realizada por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e contou com a participação do governador Renato Casagrande, que prestou contas das ações do Governo em 2012, do que está sendo feito neste ano e ouviu sugestões para 2014.
Na abertura do evento, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Robson Leite, explicou a metodologia da audiência e reforçou a visão e os focos prioritários do governo. “Dois focos prioritários permeiam nosso trabalho, que é o atendimento aos segmentos mais vulneráveis e o desenvolvimento regionalmente equilibrado. Queremos um Estado com oportunidades para todos. Por isso a importância da participação popular nesse momento que o governo começa a discutir o orçamento do próximo ano”, disse.
O governador Renato Casagrande destacou a importância de realizar esse ciclo de audiências públicas pelo Estado. “Hoje realizamos em
Cachoeiro a quinta audiência de um ciclo de dez. A ideia é que com a audiência, o Governo fique ainda mais próximo da sociedade. Aproveitamos esse momento para prestar contas do que fizemos ano passado, o que estamos fazendo esse ano, e dando o primeiro passo para discutir a proposta orçamentária para 2014. Mais do que apontar melhorias para seu município, queremos que a população faça o exercício de pensar a sua microrregião. Não é possível construir um hospital em cada cidade, mas é possível que o governo construa um que atenda toda a microrregião, por exemplo. E hoje vocês estão com essa tarefa. Apontem para a gente o que é prioritário para a microrregião”, disse.
Após a solenidade de abertura, seis grupos foram formados para a discussão dos temas: Inovação, Desenvolvimento e Melhoria da Gestão Pública; Infraestrutura Urbana e Integração Logística; Prevenção e Redução da Criminalidade; Agricultura e Meio Ambiente; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; e Saúde e Proteção Social. Cada grupo contou com um secretário de Estado como coordenador.
Morador de Mimoso do Sul, Lindson Fernandes, organizou uma caravana para participar da audiência. “É a primeira vez que participo. Achei importantíssimo estar aqui e mobilizar mais pessoas da minha cidade. São os populares que melhor podem dizer o que a região mais precisa”, disse.
O produtor rural Arnaldo Permanhane, morador do distrito de Pacotuba, estava empolgado com a sua participação no grupo que discutiu agricultura e meio ambiente. “Participo pela segunda vez. É um momento que temos a oportunidade de falar e defender o que a nossa região precisa. Pedi melhorias para a comunidade do Jacu por meio do programa Caminhos do Campo”, disse.
Orçamento
Com o resultado das audiências públicas será elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gastos (despesas) num determinado exercício financeiro.
As audiências serão realizadas ainda nos municípios de Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Aracruz, Marataízes e Vitória, e envolverão todos os 78 municípios capixabas.
Interatividade
Além das audiências presenciais, o Governo do Estado lançou o site www.orcamento2014.es.gov.br para permitir que a população sugira propostas para melhorias da sua região. Os interessados podem enviar novas sugestões ou opinar sobre alguma que já tenha sido postada no site.
Links da notícia:
goo.gl,
mcaf.ee,
cli.gs