Publicado: quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Postado por marcio
Escolas antigas de Alegre, Mimoso do Sul e Muqui serão restauradas
![]() |
Interior do Grupo Escolar Marcondes de Souza, em Muqui |
As escolas são antigas, na verdade, quase ou já centenárias. Mas, ainda funcionam como unidades de ensino. É então, com o objetivo de preservar esse patrimônio, que um novo projeto da SEDU (Secretaria Estadual de Educação) inicia um processo de restauração de algumas dessas unidades de ensino.
As escolas Aristeu Aguiar e Professor Lelis, em Alegre, Marcondes de Souza, em Muqui, Monsenhor Elias Tomasi e Monteiro da Silva, em Mimoso do Sul, fazem parte dessa empreitada no sul do estado, além da escola Maria Ortiz, em Vitória.
De acordo com o Secretário da Educação, Klinger Marcos Barbosa Alves, o projeto quer conservar a originalidade da arquitetura para preservar a tradição. O secretário ainda destaca que também não se pode esquecer de acompanhar os avanços no setor educacional, por isso, as escolas também vão ganhar novos laboratórios de informática, bibliotecas e quadras esportivas.
A restauração faz parte de um novo pacote de investimentos na área da Educação do Governo do Estado, com orçamento inicial de R$ 225 milhões. “O início das obras está previsto para acontecer até o final deste ano, pois, este é um dos 58 projetos em andamento no estado” destaca ele.
No total, serão aproximadamente 2.500 alunos de “escola nova”. De acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) a escola Aristeu Aguiar, fundada em 1946, tem aproximadamente 550 alunos matriculados do 1º ao 9º ano. Já a escola Professor Lelis, que atende as séries de 1º ao 4º ano, tem cerca de 400 alunos.
Em Mimoso, a escola Monteiro da Silva atende cerca de 600 alunos de primeira a quarta a série. Dados no Inep de 2011 indicam que a escola não tem quadra esportiva, sala de leitura e laboratório de Ciências. A restauração é uma boa oportunidade também para a ampliação desses espaços, tão importantes para a formação dos alunos.
Monsenhor Elias Tomasi, também em Mimoso, tem cerca de 500 alunos, entre estudantes de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Em Muqui, a escola Marcondes de Souza atende cerca de 550 alunos, do 1º ao 9º ano.
De acordo com a avaliação do Censo Escolar realizada pelo Inep (2011), as escolas têm bons rendimentos e instalações satisfatórias, ainda que algumas delas estejam em falta. A restauração vem com o objetivo de melhorar as condições, sanar as dificuldades das escolas, e preservar um pouco da tradição escolar na região.
Fonte: AquiES
Links da notícia:
goo.gl,
mcaf.ee,
cli.gs