Publicado: domingo, 17 de fevereiro de 2013
Postado por marcio
Escolas de Irupi e Muqui promovem resgate cultural do carnaval
Além de uma das festas mais tradicionais do país, o carnaval é uma das mais significativas expressões culturais do povo brasileiro. E não, não se trata apenas de folia, de festa, música e brincadeira. Foi no intuito de fazer esse resgate cultural das tradições carnavalescas, que o tema foi objeto de trabalho de escolas dos municípios de Irupi e Muqui.
![]() |
Foto: Aqui Notícias |
Quem disse que as escolas não podem abrir espaço para trabalhos diferenciados, de contato com a cultura, sem perder conteúdo? Paródias, teatro, fantasias carnavalescas e a história das marchinhas fizeram parte do cronograma especial de estudos, que envolveu os alunos da Escola Estadual Bernardo Horta, em Irupi e a escola Marcondes de Souza, de Muqui.
O samba nacional também ganhou destaque no cronograma de estudos sobre o carnaval, bem como a história das escolas de samba. Os grandes mestres Noel Rosa e Adoniran Barbosa foram destaque nas aulas.
“Além de incentivar o conhecimento sobre a cultura, os alunos praticaram a leitura e escrita”, destaca a professora da escola Bernando Horta, Leila Nunes de Moraes.
Em Muqui, os estudantes da Marcondes Souza também colocaram, literalmente, o bloco na rua. A intenção foi a de preservar a cultura local e proporcionar um momento de alegria e descontração. O evento contou com a participação do bloco ‘Boi Cyclone1 e sua bateria, além das marchinhas carnavalescas que embalaram a folia estudantil.
Fonte: Aqui Notícias
Links da notícia: goo.gl, mcaf.ee, cli.gs